Contactada pela agência Lusa, a fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) explicou hoje que o homem, que "estava internado no piso de Medicina Covid", morreu "na sexta-feira à noite", por volta das "23h00".
O presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, confirmou hoje à Lusa tratar-se de "um senhor de 95 anos" que não era utente do lar mas residia em Santa Luzia, e que era um dos infetados do surto que eclodiu na aldeia.
Este surto teve origem num primeiro caso positivo de covid-19 no lar de Santa Luzia, o de uma idosa de 85 anos, detetado a 13 de setembro, após um teste realizado pela utente devido a "um episódio hospitalar de urgência" no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, pertencente à ULSBA, onde acabou por ficar internada.
O surto provocou um total de 45 infetados, dos quais 27 no lar propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, sendo 14 utentes e 13 funcionários, e os restantes pessoas da comunidade.
Dos 45 infetados, três foram internados no hospital em Beja, mais precisamente o idoso que agora faleceu, uma funcionária do lar, que entretanto "já regressou a casa", e a utente que foi o primeiro caso positivo confirmado e que "continua hospitalizada" e "estável", revelou hoje à Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, José Raul dos Santos.
Segundo o provedor, "neste momento já só há um utente do lar positivo" e, como "ainda havia quatro funcionários e sete utentes inconclusivos, na segunda-feira vão repetir o teste".
"Já houve pessoas que deram negativo no primeiro teste e no início da semana vai haver uma série de testes de cura", afirmou, por sua vez, o autarca de Ourique.
Portugal contabiliza pelo menos 1.995 mortos associados à covid-19 em 78.247 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).