No âmbito das celebrações de 12 e 13 de Outubro, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, pediu esta, quinta-feira, aos peregrinos que habitualmente vêm de mais longe que "não corram o risco de vir a Fátima nestes dias".
Numa mensagem gravada em vídeo, o clérigo recordou que, tendo em conta as medidas adicionais de contingência previstas para estas datas devido à pandemia, "só poderão assistir às celebrações cerca de seis mil peregrinos". Posto isto, o reitor argumentou que muitos crentes podem "não conseguir entrar no Recinto do Santuário".
Para evitar problemas e desilusões, o padre apelou aos fiéis para que se associem às celebrações a partir de casa e que se desloquem à Cova da Iria numa outra data. "Pedimos que se associem a nós, que façam a peregrinação pelo coração, através dos meios virtuais, que o Santuário disponibiliza diariamente. Podereis sempre vir ao Santuário, nomeadamente nos sábados e domingos depois do 12 e 13 de Outubro, e fazer a experiência da procissão das velas, nos sábados e, ao domingo, no fim da missa, a da procissão do adeus”, aconselhou o reitor.
Carlos Cabecinhas pediu também aos peregrinos que não consigam entrar para que "evitem aglomerar-se nas zonas limítrofes do Santuário". "No Santuário, a preocupação pela saúde dos peregrinos e de quantos aqui trabalham é sempre prioritária e tem de o ser também num momento festivo como este", acrescentou.
Por fim, ainda quanto aos crentes que entrem no recinto, o reitor pediu também responsabilidade no cumprimento das normas de segurança da distância física do uso da máscara e do respeito pelas indicações dos acolhedores. "Responsabilidade em nome de um bem maior", concretizou.
A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, que assinala a última Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, é presidida por D. José Ornelas, bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.