O Santuário de Fátima e a Direção-Geral da Saúde (DGS) acordaram um conjunto de medidas adicionais para a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro e que hoje foram testadas, com o apoio da GNR. Conforme explicou uma porta-voz do Santuário ao Notícias ao Minuto, a lotação máxima foi atingida de manhã, por volta das 11h50, durante a eucaristia de domingo, algo que "era esperado e que estava previsto".
Os peregrinos começaram a entrar no recinto de oração de manhã, através de uma das oito entradas controladas por militares da GNR, e assim que lotação foi atingida as autoridades encaminharam as pessoas no exterior para outras zonas, por forma a não criar aglomeração.
Este limite máximo de 6 mil pessoas refere-se apenas às celebrações que serão realizadas nos próximos dois dias, podendo os peregrinos circular pelo restante espaço do Santuário, que "não fechou".
Carmo Rodeia relembra, porém, as palavras do Reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, que na quinta-feira pediu aos peregrinos que vivem mais longe para não fazerem a viagem este ano, podendo correr o risco de não entrarem no recinto para assistir às celebrações.
A organização refere, ainda, que a medida foi tomada com o intuito de reforçar o Plano de Contingência por causa da pandemia e que, portanto, continuará a ser aplicada, assim como o uso obrigatório de máscara no interior do recinto.
A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro assinala a última aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos e é presidida pelo bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas.