O primeiro-ministro está a receber esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de Covid-19, que tem registado um continuado aumento em Portugal.
Perante isso, de acordo com a SIC Notícias, entre as medidas apresentadas aos líderes partidários, para evitar a propagação do novo coronavírus, está o recolher obrigatório, restrições específicas para cada concelho e dependendo do grau de risco, e o teletrabalho obrigatório.
O que também será discutido é se é necessário voltar a decretar o Estado de Emergência, não para impor o confinamento geral verificado na primeira vaga da pandemia, mas para dar ao Executivo o enquadramento legal que lhe permita pôr em prática medidas mais restritivas, como as apresentadas.
Ainda segundo a SIC Notícias, nas reuniões de hoje, o Governo tem deixado a ideia de que a intenção destas medidas é conseguir recuperar do impacto da pandemia em novembro, para que as famílias possam ter um Natal mais descansado.
Estas serão algumas das decisões que serão fechadas no Conselho de Ministros extraordinário marcado para este sábado.