João Henriques adiantou que foram testados no domingo um total de 97 pessoas, dos quais 50 são utentes/idosos e 47 funcionários.
"Após a realização de 97 testes de diagnósticos à covid-19, foram detetados quatro casos positivos: uma utente e três funcionárias", concretizou o provedor.
O responsável explicou que, logo após a detenção de um primeiro caso positivo para a covid-19, foram solicitados testes de rastreio para todos os utentes e funcionários da Estrutura Residência São João Batista.
"O que nos resta é continuar a trabalhar no sentido proteger todos aqueles os que se encontram nesta instituição. Uma Estrutura Residencial não é diferente do resto da sociedade. Sabendo que o concelho de Mogadouro é um dos 121 que fazem parte dos que apresentam uma alta taxa de incidência de covid-19 por 100 mil habitantes, também isso se reflete dentro destas estruturas", vincou João Henriques.
Agora a preocupação dos responsáveis pela Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro "é estancar imediatamente todo este fluxo da infeção".
Esta Estrutura Residencial já foi sujeita a um processo de descontaminação, uma operação que ficou cargo de uma empresa da especialidade, após solicitação do município de Mogadouro.
Esta Estrutura Residencial tem a seu cargo 50 utentes e 47 funcionários.
De acordo com o último boletim epidemiológico, emitido na segunda-feira pela Unidade de Saúde Local (ULS) do Nordeste, o concelho de Mogadouro regista 81 casos ativos de covid-19.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.590 pessoas dos 146.847 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.