Espanha vai pedir testes aos turistas provenientes de países de risco devido à Covid-19, avança o El País. Portugal está incluído nesta lista e as pessoas que partem de cá rumo ao país vizinho terão, assim, de ter teste negativo ao novo coronavírus.
A medida entrará em vigor a 23 de novembro e foi anunciada esta quarta-feira após uma reunião do Ministério espanhol da Saúde.
Para definir a lista dos países de risco a que estes testes serão pedidos - no que a países europeus e da zona Schengen diz respeito - Espanha usará a informação do Centro Europeu para o Controlo de Doenças que, de momento, inclui a totalidade dos países europeus - com exceção da Finlândia, Noruega e Grécia.
Para os outros países, a regra aplicada será a "incidência básica acumulada por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias", explica a mesma publicação.
A prova PCR - com resultado negativo - terá de ser realizada nas últimas 72 horas antes de aterrar num aeroporto ou atracar em qualquer porto do país.
España exigirá a los viajeros internacionales de países de riesgo una PCR negativa en las últimas 72 horasEsta medida se suma a los controles que se llevan a cabo actualmente, como el control de temperatura y el control visual #COVID19 https://t.co/HmXCznzHdo pic.twitter.com/5M69QwY3iv
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) November 11, 2020
A nova medida cumpre a recomendação europeia de 13 de outubro última, que aconselhou os Estados-membros da União Europeia a terem por base nas suas restrições de viagem na União Europeia a situação epidemiológica, estabelecendo um código de cores por zona.
Esta medida vem juntar-se aos controlos sanitários que já se efetuam, controlo visual e temperatura, a todos os passageiros internacionais nos pontos de chegada a Espanha.
De lembrar que Portugal somou, esta quarta-feira, mais 82 mortes relacionadas com a Covid-19 (o maior número de sempre) e mais 4.935 infetados com o novo coronavírus, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde.
[Notícia atualizada às 16h46]