Covid-19: Doze funcionários e 41 utentes infetados em lar de Alcains

Um surto de covid-19 num lar em Alcains, concelho de Castelo Branco, infetou 12 funcionários e 41 utentes, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/11/2020 14:53 ‧ 28/11/2020 por Lusa

País

Covid-19

Segundo José Augusto Alves, o surto foi detetado no Lar Major Rato, uma instituição particular de solidariedade social.

"Estão 106 utentes em lar. Os funcionários em contacto com estes utentes, ajudantes de ação direta e trabalhadores de serviços gerais são 40. Neste momento, 12 funcionários estão infetados", afirmou o autarca, adiantando que o surto infetou também 41 utentes.

José Augusto Alves informou que foram testes feitos na quinta-feira que identificaram esta situação.

"Na madrugada de quinta para sexta-feira tivemos conhecimento de que havia casos positivos na instituição e convoquei de imediato a Comissão Municipal de Proteção Civil. Ainda antes de a comissão reunir, e em contacto com a Autoridade de Saúde Pública, um técnico de Saúde Pública foi destacado para o interior do lar logo de manhã", referiu.

A reunião da comissão visou "a articulação dos meios para que o lar pudesse ter apoio em caso de necessidade", declarou, esclarecendo que "agora é o trabalho da própria instituição, que tem seis enfermeiros e dois médicos, no sentido de adequar as instalações à situação".

"O lar tem três alas, o que permite separar as pessoas que estão infetadas das que não estão", garantiu, referindo que, da situação que se conhece agora, "os utentes estão assintomáticos".

De acordo com José Augusto Alves, "o lar dispõe, presentemente, dos recursos humanos necessários para apoiar os utentes, não tendo sido necessário, para já, recorrer a meios externos".

O presidente da Câmara de Castelo Branco, concelho em risco elevado de contágio de covid-19, disse ainda que "todas as entidades estão a fazer todo o possível para ultrapassar rapidamente esta situação, com disponibilidade, empenho e dedicação", pedindo "tranquilidade e serenidade às famílias".

José Augusto Alves pede também à população para que continue a cumprir as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS), como o uso da máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.363 mortes e 290.706 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando hoje ativos 80.068 casos, segundo o último boletim da DGS.

Leia Também: AO MINUTO: Mais 87 mortes em Portugal; Norte com maior número de casos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas