A ministra da Saúde, Marta Temido, não está infetada com o novo coronavírus, avança o Expresso. Também o marido da ministra, Jorge Simões, antigo presidente do Conselho Nacional de Saúde, acusou negativo.
Entretanto, um comunicado enviado às redações pelo Ministério da Saúde confirma o teste negativo da ministra Marta Temido e acrescenta que também o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, "testaram negativo para a infeção por SARS-CoV-2".
"Os governantes do Ministério da Saúde (MS) realizaram teste de rastreio à Covid-19 ontem à noite, dia 1, na sequência de identificação de contacto com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e não foram considerados contactos de alto risco pelas autoridades de saúde", pode ler-se ainda no comunicado enviado ao início da tarde às redações.
De lembrar que, também em comunicado, a Direção-Geral da Saúde informou, na manhã desta quarta-feira, que a "Diretora-Geral da Saúde testou ontem positivo para a infeção por SARS-CoV-2, estando neste momento em isolamento". Graça Freitas "manifesta sintomas ligeiros da doença".
Uma equipa de profissionais deslocou-se ao domicílio de Marta Temido, esta madrugada, para fazer o teste, resultado agora que se sabe negativo. Durante esta a madrugada, outra equipa foi até Leiria para testar o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. Este resultado ainda não é conhecido.
De recordar que, até ao momento, dois ministros já estiveram infetados com o vírus SARS-CoV-2 - Manuel Heitor, do Ensino Superior, e Nelson de Souza, do Planeamento.
Ainda de lembrar que Portugal ultrapassou esta terça-feira a marca dos 300 mil contágios por coronavírus. No boletim epidemiológico de ontem foi dada conta de 2.401 novos casos de Covid-19 (uma variação de 0,81% face ao dia anterior, quando foram registados 3.262 contágios) e 72 óbitos (uma variação de 1,60%) nas últimas 24 horas.
[Notícia atualizada às 12h55]