Assinala-se, esta quinta-feira, o Dia Internacional dos Direitos Humanos e, para assinalar a efeméride, o Ministério dos Negócios Estrangeiros destaca a importância do multilateralismo, bem como da interdependência, indivisibilidade e centralidade dos direitos humanos nas respostas à COVID-19.
O tema deste ano, refere o comunicado enviado às redações, é 'Recuperar Melhor - defender os Direitos Humanos' e sublinha o "impacto negativo da pandemia na realização dos direitos humanos e no agravamento das desigualdades".
O gabinete de Santos Silva relembra também a criação da Comissão Nacional para os Direitos Humanos em 2010. "Celebramos uma década de contributos para o avanço dos direitos humanos em Portugal, no mesmo ano em que se celebra o 70.º aniversário da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, assinada em 1950, e o 25.º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, um marco na luta pelos direitos das mulheres".
Com efeito, nesta data, "o Governo português reafirma o seu compromisso na promoção, proteção e realização de todos os direitos humanos".