António Costa está em isolamento profilático depois de ter estado, na quarta-feira, com o Presidente francês Emmanuel Macron, que está infetado com a Covid-19. O primeiro-ministro já foi testado e cancelou, entretanto, as viagens oficiais.
O gabinete do primeiro-ministro revelou, em nota enviadas às redações, que o chefe de Governo irá manter-se em "isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde".
A nota do Governo dá ainda conta que António Costa, que está assintomático, já tinha realizado, na manhã desta quinta-feira, o teste de deteção da Covid-19 em virtude da viagem oficial que tinha agendada para São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.
Em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês @EmmanuelMacron, com quem estive ontem no Palácio do Eliseu, estou em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde. pic.twitter.com/V0D4mHsr8S
— António Costa (@antoniocostapm) December 17, 2020
Perante a confirmação da infeção de Macron, o primeiro-ministro decidiu cancelar a viagem, bem como "toda a agenda pública que implique a sua presença física". Será mantida, porém, a atividade executiva e a agenda de trabalho que António Costa irá realizar à distância.
O Presidente francês testou positivo ao novo coronavírus, após ter apresentado os primeiros sintomas da doença - um diagnóstico confirmado hoje, um dia depois de uma reunião e de um almoço de trabalho com o primeiro-ministro português no Palácio do Eliseu, em Paris.
Leia Também: Costa cancela visitas a São Tomé e Guiné após encontro com Macron