Os três idosos, utentes do Lar de S. Francisco, morreram no hospital de Beja, onde estavam internados, disse à agência Lusa António Sargento, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS), no distrito de Beja.
Segundo o provedor, três funcionários do lar, que estavam em isolamento profilático em casa, fizeram testes de despiste do vírus que provoca a doença covid-19, os quais deram resultado positivo, o que fez subir o número total de infetados no surto de 89 para 92.
O surto no lar, propriedade da SCMS, já infetou 75 utentes - 11 dos quais morreram - e 17 funcionários, precisou, referindo que, atualmente, há 64 utentes infetados, sendo que cinco estão internados no hospital de Beja e os restantes no lar.
O primeiro caso de infeção confirmado no Lar de S. Francisco foi o de um funcionário, que, após começar a ter sintomas, fez um teste de despiste do vírus da covid-19, cujo resultado positivo foi conhecido no passado dia 24 de novembro.
O concelho de Serpa faz parte da lista de 78 concelhos com risco muito elevado de transmissão do vírus que provoca a doença covid-19, a qual foi aprovada pelo Governo no passado dia 05 e está em vigor desde o dia 09 e até ao dia 23 de dezembro.
O mais recente boletim da situação epidemiológica no concelho de Serpa, publicado hoje na página do município na rede social Facebook, regista 297 pessoas infetadas pelo vírus da covid-19 desde o início da pandemia, das quais 128 estão com infeções ativas, 155 já recuperaram e 14 morreram.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.662.792 mortos resultantes de mais de 74,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 5.977 pessoas dos 366.952 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.