Portugal vai receber mais cerca de dois milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 além do que estava previsto, revela esta terça-feira a Antena 1 após apurar a informação junto do Ministério da Saúde, depois de ontem a União Europeia ter anunciado a compra de mais 100 milhões de doses deste fármaco.
Estes dois milhões de doses são, assim, a parte que pertence ao nosso país após a nova aquisição da UE. "Decidimos comprar mais 100 milhões de doses da vacina BioNTech /Pfizer, que já está a ser utilizada para vacinar pessoas em toda a UE", escreveu no Twitter Von der Leyen, acrescentando que depois destas "mais ainda estão por vir".
Contas feitas, e segundo a presidente da Comissão Europeia, a UE tem agora, "300 milhões de doses desta vacina, que foi avaliada como segura e eficaz".
Recorde-se que foi a 21 de dezembro que a União Europeia deu 'luz verde' à vacina da Pfizer e da BioNTech, horas depois da Agência Europeia do Medicamento ter dado o seu aval à utilização desta vacina contra a Covid-19. A vacinação teve início, na maioria dos países da UE, no dia 27 de dezembro, como foi o caso de Portugal.
We decided to take an additional 100 million doses of the #BioNTech /@Pfizer vaccine, which is already being used to vaccinate people across the EU.We will therefore have 300 million doses of this vaccine, which was assessed as safe and effective.More vaccines will follow!
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 29, 2020