Surto com 31 trabalhadores infetados numa fábrica em Santiago do Cacém
Um surto com 31 trabalhadores infetados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado numa unidade industrial na freguesia de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), foi hoje revelado.
© Reuters
País Covid-19
"Foram detetados trabalhadores infetados numa fábrica em Ermidas-Sado, a maior parte de uma comunidade estrangeira, mas para já a situação não é de alarmismo", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.
Segundo o autarca, a fábrica "tem cerca de 300 trabalhadores, metade são estrangeiros, e (...) o contágio não terá sido em ambiente laboral".
"[A empresa] tem regras e procedimentos internos muito rigorosos porque não querem correr o risco de parar a laboração, mas queremos aguardar os próximos dias para perceber se a situação fica estancada ou, se porventura, agrava", acrescentou.
Contactado pela agência Lusa, o delegado de saúde de Santiago do Cacém, Joaquin Toro, confirmou que, apesar do número elevado de trabalhadores infetados, o surto "está controlado".
"Ao todo são 31 trabalhadores, portugueses e estrangeiros, que foram colocados em isolamento após os rastreios e o importante é que a empresa está a colaborar, tendo ativando o plano de contingência", referiu.
O primeiro caso "foi detetado no passado sábado", tendo o alerta sido dado pela empresa "que contactou a autoridade de saúde pública local".
"Avaliámos o risco das pessoas e na terça-feira iniciámos o rastreio. Até agora já rastreamos três grupos, sendo que, na próxima segunda-feira, vamos voltar a realizar o quarto rastreio", especificou.
Todos os trabalhadores "que são de risco estão em isolamento, muitos estão assintomáticos e a empresa está a trabalhar com um grupo que não esteve em contacto com o grupo de risco", acrescentou o delegado de saúde, referindo que a unidade "poderá suspender a laboração porque está a trabalhar com um grupo muito reduzido de pessoas".
O concelho de Santiago do Cacém regista 54 casos ativos de covid-19, 266 recuperados e três óbitos.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com