Um enfermeiro no centro de testagem para despiste da Covid-19 a funcionar na Unidade de Saúde em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, foi, este sábado, fisicamente agredido. Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, lamentou o sucedido e manifestou-se solidário com o profissional.
O titular da pasta da Saúde no arquipélago congratulou-se também com a "atuação célere e eficaz das forças de segurança", que permitiu que o presumível agressor fosse detido.
Clélio Meneses sublinhou, no mesmo comunicado, que "não sendo inédito o comportamento menos próprio por parte de algumas pessoas, nos centros de testagem, este ultrapassou a fasquia do bom senso e atentou contra a dignidade do profissional de saúde em causa".
E manifestou ainda "a mais profunda solidariedade para com os profissionais de saúde que desde março do ano passado vem desenvolvendo com dedicação e muito mérito, um trabalho de reconhecida eficácia, em todas as ilhas da Região".
"Este é o momento de renovar a nossa admiração e o nosso agradecimento pelo trabalho abnegado dos profissionais de saúde em todas as ilhas", termina a nota.
De recordar que a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje os dados mais recentes da situação epidemiológica em Portugal, que deram conta de 9.478 novos contágios (uma variação de 2,03% face a ontem) e mais 111 óbitos (representa uma variação de 1,46%) no espaço de 24 horas. Em termos globais, o país contabiliza 476.187 casos positivos e 7.701 vítimas mortais.
[Notícia atualizada às 18h45]