Primeira fase da vacinação iniciou-se hoje nos lares de idosos do Algarve
A primeira fase da vacinação contra a covid-19 arrancou hoje nos lares de idosos e unidades de cuidados continuados do Algarve, prevendo abranger nove mil utentes e profissionais até final do mês de fevereiro, anunciou a ARS/Algarve.
© Matthew Horwood/Getty Images
País Covid-19
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve indicou em comunicado que a vacinação teve início nos lares e nas unidades da rede de cuidados continuados de Albufeira e de Tavira, os dois concelhos com maior incidência de infeções de covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
A entidade gestora dos cuidados de saúde na região justifica o início do processo de vacinação em Albufeira e Tavira, com o critério de prioridades definido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que coloca os dois concelhos em risco elevado de contágio.
O presidente da ARS/Algarve, Paulo Morgado, citado no documento, "prevê que até ao final desta semana sejam vacinados os 900 utentes e profissionais das instituições daqueles dois concelhos algarvios [Albufeira e Tavira]".
Paulo Morgado estima ainda que "até ao final do mês de fevereiro sejam vacinados os nove mil utentes e profissionais de todas as estruturas de idosos no distrito de Faro, incluindo também as não legalizadas, de acordo com o levantamento efetuado pelos serviços" de saúde e apoio social.
A vacinação está a ser feita por equipas dos três agrupamentos de centros de saúde existentes no Algarve, compostas por profissionais médicos e de enfermagem, que se deslocam às Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e às unidades da Rede de Cuidados Continuados Integrados (UCCI).
A ARS/Algarve adiantou que durante a tarde de hoje foram também vacinados alguns utentes e profissionais da unidade de convalescença de Loulé e da unidade de longa duração e manutenção de Vila Real de Santo António.
De acordo com o relatório divulgado hoje pela DGS, o distrito de Faro soma, desde o início da pandemia, em março de 2020, 10.571 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 93 óbitos associados à doença covid-19.
Leia Também: AO MINUTO: Decreto de Emergência até 30 de janeiro já está na AR
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com