A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, está com Covid-19, tendo sintomas ligeiros, segundo informou, esta quinta-feira, o gabinete do primeiro-ministro, António Costa. Há ainda outros dois governantes, com as pastas do Ambiente e do Mar, que estão em isolamento profilático.
"A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social testou positivo à Covid-19. Tem sintomas ligeiros e encontra-se em confinamento domiciliário, sendo substituída pelo secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional. Estando já em isolamento desde a passada segunda-feira, participou ontem no Conselho de Ministros por videoconferência", refere o gabinete do primeiro-ministro, em comunicado enviado às redações.
O gabinete de António Costa informou ainda que o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, estão em isolamento profilático.
"Em consequência de outros contactos, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática e o Ministro do Mar estão em isolamento profilático, determinado pelas autoridades de saúde, tendo também ontem participado por videoconferência na reunião do Conselho de Ministros, encontrando-se a trabalhar à distância. Os testes à Covid-19, entretanto realizados, deram resultado negativo", pode ler-se ainda no comunicado do gabinete de António Costa.
A ministra do Trabalho já tinha estado em isolamento profilático até 1 de janeiro após ter tido contacto com um caso positivo de Covid-19, tendo testado negativo nessa altura.
Este é o terceiro ministro do Executivo de António Costa infetado com o novo coronavírus, depois do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do ministro do Planeamento, Nelson de Souza.