Um doente com Covid-19 de Leiria está a ser transportado, na noite desta segunda-feira, para a unidade de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).
Apurou o Notícias ao Minuto que o Hospital de São João tem, de momento, um total de 16 doentes em ECMO, 14 infetados com o novo coronavírus e dois não Covid-19.
De salientar que, no passado sábado, foi também transportado para a unidade ECMO do São João um paciente do Hospital Amadora-Sintra.
Considerada o 'fim da linha' na prestação dos cuidados de saúde, a técnica ECMO é avaliada para doentes hipercríticos internados em unidades de cuidados intensivos que não respondam à ventilação mecânica invasiva. Estes doentes, em falência cardíaca ou pulmonar potencialmente reversível, são ligados a um equipamento que faz a oxigenação do sangue, substituindo, assim, as funções desempenhadas pelo coração e pelos pulmões.
"Pensamos no ECMO quando todas as medidas de tratamento convencional, nomeadamente a ventilação mecânica invasiva, falharam. E utilizamos o ECMO para substituir, através de um circuito e de uma membrana extracorporal, a função pulmonar do doente", afirmou Roberto Roncon, coordenador do programa ECMO do Centro Hospitalar e Universitário de São João, numa entrevista ao Notícias ao Minuto, que pode recordar aqui.
Leia Também: Hospital São João com pulseiras para prevenir fuga de doentes