Iniciativa Liberal condena nomeação de Gatões para assessorar SEF

A Iniciativa Liberal (IL) criticou hoje a noticiada nomeação de ex-diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para assessorar a instituição, condenando o "clima de impunidade" em que os "amigos do partido" se "protegem mutuamente".

Notícia

© Getty Images

Lusa
02/02/2021 15:15 ‧ 02/02/2021 por Lusa

País

SEF

"A nomeação da ex-diretora do SEF Cristina Gatões para assessorar o serviço do qual acabou de se demitir é um exemplo do clima de impunidade e desresponsabilização para o qual a IL tem vindo a alertar. A mesma responsável que demorou nove meses a assumir as suas responsabilidades no contexto de um crime hediondo é recompensada com uma nomeação para funções relevantes como se de um prémio se tratasse", lê-se em comunicado.

Segundo o líder e deputado único da IL, João Cotrim Figueiredo, "quando o Estado falha não se assacam responsabilidades".

"Quando responsabilidades são apuradas, ninguém é punido e alguns são recompensados. A origem dos motivos pelos quais o Estado falha com crescente e preocupante regularidade está aqui. Não são os melhores que ocupam os cargos de maior responsabilidade, são os amigos do partido que se protegem mutuamente", insistiu.

Segundo o Diário de Notícias, o sucessor de Cristina Gatões, o ex-comandante-geral da GNR tenente-general Botelho Miguel nomeou, em 28 de janeiro, a sua antecessora para um grupo de trabalho que vai fazer a remodelação dos 'vistos gold'.

A antiga responsável máxima do SEF demitira-se em dezembro na sequência da polémica com o homicídio do ucraniano Ihor Homeniuk no aeroporto de Lisboa em março de 2020.

Num despacho interno de 28 de janeiro, a que o DN teve acesso, o ex-comandante-geral da GNR -- que o ministro da Administração Interna escolheu para liderar a reestruturação do SEF -- nomeia Cristina Gatões para integrar um grupo de trabalho que "vai analisar soluções que assegurem maior eficácia e eficiência no âmbito da permanência em Portugal dos titulares de residência para atividade de investimento", escreve o jornal.

Leia Também: Inspetores do SEF: "Nunca iríamos provocar violência sem necessidade"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas