"Por razões da sua vida profissional, optou por pedir para continuar a apoiar o grupo, mas não fazer apresentações técnicas", disse Marta Temido à saída de uma reunião virtual com especialistas que decorreu no Infarmed, em Lisboa.
Questionada sobre se a saída de Carmo Gomes tem a ver com discordâncias em relação à estratégia de combate à pandemia adotada pelo Governo, a ministra afirmou que "não serão essas as razões, pelo menos da parte do Governo, que colocam qualquer um dos nossos peritos ou mais presente ou nos bastidores durante algum tempo".
Indicou que Manuel Carmo Gomes é membro da comissão técnica da vacinação e que a sua decisão tem a ver com "gestão de agenda".
"Acreditamos que as recomendações, sugestões, propostas alternativas, são formas de progredir", referiu.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.325.744 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 14.557 pessoas dos 770.502 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.