"O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 4.ª Divisão Policial, no dia 17 de fevereiro [quarta-feira], pelas 14:30, na zona de Campo de Ourique, procedeu à detenção de um homem, com 30 anos de idade, por ser suspeito da prática dos crimes de condução sem habilitação legal e furto e uso de viatura", revela um comunicado de imprensa.
Segundo o documento, no decorrer do patrulhamento, "os polícias aperceberam-se de que o suspeito, ao verificar a presença policial, saiu da viatura que conduzia na tentativa de se furtar à ação policial. Ao abordar o homem, solicitando-lhe os documentos, perceberam que o mesmo não era possuidor de título que o habilitasse à condução".
A PSP refere que, "quanto à propriedade da viatura, o suspeito informou que seria de um familiar seu" e, "já na esquadra, apurou-se que a viatura, avaliada em 40 mil euros, teria sido furtada na zona de Odivelas, após arrombamento de uma garagem".
"O veículo foi de imediato apreendido e será alvo de diligências policiais para posteriormente ser entregue ao seu legítimo proprietário", refere a nota de imprensa.
O detido, esclarece a PSP, "já com elevado número de antecedentes criminais, foi presente a Tribunal tendo o processo baixado a inquérito".
Também na quarta-feira, pelas 15:15, na freguesia de Arroios, "o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, procedeu à detenção de um jovem de 16 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime roubo por esticão".
Segundo o comunicado, "uma testemunha informou a PSP que uma senhora havia acabado de ser assaltada e que ia em perseguição do suspeito".
A PSP "encetou, de imediato, diligências no sentido de o localizar, tendo-o avistado a desmarcar-se de alguns objetos, atirando-os para baixo de uma viatura".
"Com a sua interceção, a vítima reconheceu o telemóvel recuperado, o qual lhe havia sido roubado por esticão, tendo-lhe sido entregue", continua a nota de imprensa.
Os agentes da polícia, continua o documento, apreenderam ao suspeito "uma arma branca e uma munição de arma de fogo 7,62mm que estava dissimulada no interior de uma bolsa e cuja posse é proibida".
O arguido foi presente a Tribunal e foi-lhe aplicada a medida de coação de apresentações semanais.
Leia Também: PSP de Lisboa deteve 41 pessoas na sexta-feira e apreendeu armas e droga