O Hospital Garcia de Orta (HGO) informou, esta quarta-feira, que faz um "balanço positivo" da colaboração com equipa de profissionais de saúde francesa, que entre os dias 15 e 26 de fevereiro, esteve em Portugal a ajudar a combater a pandemia.
"Estas colaborações são sempre bem-vindas pois representam um apoio para as nossas equipas, o que se traduz em benefício para os nossos utentes", sublinhou o presidente do conselho da administração do hospital, Luís Amaro, em comunicado.
O responsável fez também questão de agradecer a hospitalidade dos profissionais de saúde portugueses.
"Uma vez mais a boa receção que as nossas equipas proporcionaram às colegas vindas de França. O esforço e empenho das equipas do HGO é de louvar. Especialmente no período que temos vivido, de grande pressão e procura de cuidados, é graças aos seus profissionais que o HGO tem conseguido dar resposta aos doentes que o procuram", denotou.
O diretor do Serviço de Medicina Intensiva da unidade de saúde, Antero Vale Fernandes, defendeu, na mesma nota, que a cooperação internacional foi especialmente "profícua, na medida em que permitiu a partilha de experiencias profissionais, nomeadamente, no que se refere as necessidades e abordagens aos doentes críticos, em cuidados intensivos".
Quanto à equipa clínica francesa , o balanço sobre a sua experiência também não podia ser melhor: "integramo-nos muito bem nas várias unidades de terapia intensiva, pois a equipa foi muito atenciosa e paciente connosco e esperamos tê-los apoiado. Foi uma grande experiência humana".
A equipa de profissionais de saúde francesa - constituída por uma médica e três enfermeiras - foi recebida, em 15 de fevereiro, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, no Hospital Garcia de Orta.
Leia Também: AO MINUTO: Escolas? Vacinar tem de ser "prioridade". OMS faz advertência