Em Portugal, já foi administrado um milhão de doses da vacina contra a Covid-19. "Esta vacina 1 milhão dá-nos alento e esperança para os meses que aí vêm", sublinhou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde, que acompanhou o processo de vacinação no Pavilhão Desportivo da Ajuda, em Lisboa.
Quanto aos atrasos na entrega das vacinas que têm vindo a público, Diogo Serras Lopes reconheceu que, de acordo com os contratos iniciais, "devíamos ter recebido mais vacinas". Portugal, no âmbito da fase 1 do Plano de Vacinação contra a Covid-19, espera "atingir o objetivo de mais de 80% da população com mais de 80 anos vacinada".
Porém, neste percurso, há uma dificuldade: "A restrição do limite etário" da vacina da AstraZeneca. "Há aqui um escalão etário que tem menos capacidade de ser vacinado porque não há vacinas disponíveis", assumiu.
A vacina desta farmacêutica, sublinhou, "é segura, é eficaz", mas "não existem dados suficientes para demonstrar a eficácia [do fármaco] acima dos 65 anos. À medida que a vacina vai sendo dada, é natural que essas posições evoluam. Portugal ainda não o fez, mas não quer dizer que não o faça assim que os dados estiverem disponíveis".
Na rede social Twitter, o SNS assinalou o marco de doses contra o SARS-CoV-2 que foi alcançado. "Um milhão de doses já foram administradas. E todos os dias mais pessoas são chamadas para receber a vacina. Temos assim melhores condições para vencer a pandemia. Vacina a vacina construiremos a imunidade de grupo", refere a publicação.
Um milhão de doses já foram administradas. E todos os dias mais pessoas são chamadas para receber a vacina. Temos assim melhores condições para vencer a pandemia. Vacina a vacina construiremos a imunidade de grupo. #Saúde #SNS #VacinaçãoCOVID19 pic.twitter.com/GczFKFjF4O
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) March 5, 2021
Leia Também: AO MINUTO: Relatório sobre origem do vírus divulgado daqui a duas semanas