"O meu agradecimento à equipa de profissionais de saúde de França que no último mês deu expressão concreta à fraternidade e à solidariedade europeia no Hospital Garcia de Orta, em Almada, num dos momentos mais difíceis do combate à pandemia", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.
Em 15 de fevereiro, para ajudar o país numa fase de acentuado aumento do número de internamentos, chegou à unidade de cuidados intensivos do Hospital Garcia da Orta uma equipa francesa composta por uma médica especializada, duas enfermeiras anestesistas e uma enfermeira lusófona.
O meu agradecimento à equipa de profissionais de saúde de #França que no último mês deu expressão concreta à fraternidade e à solidariedade europeia no Hospital Garcia de Orta, em #Almada, num dos momentos mais difíceis do combate à pandemia.#COVID19
— António Costa (@antoniocostapm) March 14, 2021
Antes, também através da rede social Twitter, António Costa também tinha agradecido às equipas clínicas luxemburgueses que trabalharam no combate à covid-19 no Hospital Espírito Santo, em Évora, considerando que essa ajuda sublinha a fraternidade entre Portugal e Luxemburgo.
"Obrigado às equipas médicas luxemburguesas que trabalharam no Hospital de Évora durante a terceira vaga da pandemia" em Portugal, escreveu António Costa.
Na mesma mensagem, o primeiro-ministro salientou que essa "ajuda foi importante e sublinha a fraternidade entre o Luxemburgo e Portugal".
"Um gesto de solidariedade europeia que não esqueceremos", acrescentou.
Obrigado às equipas médicas luxemburguesas que trabalharam no Hospital de #Évora durante a terceira vaga da pandemia. Esta ajuda foi importante e sublinha a fraternidade entre o #Luxemburgo e #Portugal, num gesto de solidariedade europeia que não esqueceremos.#COVID19
— António Costa (@antoniocostapm) March 14, 2021
No dia 16 de fevereiro, o Hospital do Espírito Santo de Évora recebeu a primeira de duas equipas clínicas do Luxemburgo constituídas por médicos e enfermeiros que foram apoiar o serviço de medicina intensiva daquela unidade de saúde no combate à pandemia de covid-19.
Os profissionais clínicos luxemburgueses foram então recebidos em Évora pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e pelo embaixador do Luxemburgo em Lisboa, Conrad Bruch.
Leia Também: Costa agradece às equipas luxemburguesas que trabalharam em Évora