O plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal está em marcha desde o final do ano passado, mas importa tirar as dúvidas que persistem sobre a convocatória e o agendamento para este ato "gratuito e universal" que é fundamental para o combate à pandemia.
Assim, o Governo, em conjunto com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), Direção-Geral da Saúde (DGS) e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), criaram um guia com tudo o que precisa de saber.
"No âmbito do plano de vacinação contra a Covid-19, será contactado por SMS pelo número 2424", é explicado. A mensagem que irá receber terá o seu nome, assim como o dia, hora e local para os quais a sua inoculação está marcada.
Em resposta, terá de enviar uma SMS para o mesmo número onde colocará SNS, seguido do seu número de utente, seguido da palavra 'SIM' ou 'NÃO' - consoante aceita ou não a marcação. Tudo separado por pontos finais. Exemplo: SNS.111111111.SIM
"Caso não responda à SMS, ou se responder negativamente ao agendamento proposto, perde a prioridade na vacinação", é apontado.
Exemplo de mensagem que irá receber© Direitos Reservados
Respondi. E agora?
Após ter respondido correta e positivamente à convocatória, o registo fica efetuado e a informação registada: "No dia anterior ao dia da vacinação, o utente recebe uma nova mensagem para recordar a convocatória". Exemplo: COVID19: Nao se esqueca. Vacinacao amanha as 10:00 em USF ALVALADE.
Se a resposta tiver sido dada num formato incorreto, vai receber um aviso. "COVID19: Formato da resposta incorreto. Responda: SNS.NUMEROUTENTE.SIM/NAO."
Por fim, caso envie a resposta fora do prazo, a mensagem será a seguinte: "COVID19: Resposta fora do prazo. Aguarde contacto do SNS. Para mais informação consulte covid19.min-saude.pt/vacinação"
Leia aqui o guia completo de agendamento e convocatória para a vacinação
Leia Também: Vacinação de docentes arranca com pré-escolar e 1.º ciclo do Básico