O SEF ajudou as autoridades do Kosovo a desmantelar duas redes criminosas que se dedicavam ao auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.
Na operação policial, que contou também com a colaboração da Europol, Albânia e outros países europeus, foram cumpridos 12 mandados de busca e detidos nove cidadãos.
Foram ainda localizados vários espaços onde funcionavam oficinas de fabrico de documentação falsa, tendo sido apreendido todo o equipamento utilizado na falsificação, centenas de documentos como passaportes, cartões de identificação e cartas de condução de vários países da União Europeia (UE).
No âmbito desta operação, o SEF partilhou informação relacionada com ocorrências registadas nos postos de fronteira nacionais que permitiu intercetar e deter cidadãos albaneses portadores de documentação falsa e/ou falsificada, que pretendiam viajar para países como a Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.
A colaboração passou igualmente, ainda segundo a nota do SEF, pela compilação de toda a informação e tratamento da mesma por parte dos inspetores portugueses, vindo assim “permitir aos parceiros balizar as características técnicas dos documentos produzidos e identificar cabalmente os elementos das estruturas criminosas”.
Leia Também: MP acusa dois empresários de Cantanhede de tráfico de pessoas