A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta sexta-feira um manual sobre a literacia em saúde e comunicação para "promover a adesão da população à vacinação contra a Covid-19", salientando "o papel dos profissionais de saúde na disseminação de mensagens que promovam a vacinação e no esclarecimento da população".
O manual, que pretende ser um referencial, "apresenta recomendações para todos os que possam ter um papel fundamental na promoção da vacinação, com grande enfoque para os profissionais de saúde e para os cientistas", explica a autoridade de saúde.
No que concerne aos profissionais de saúde, por exemplo, estes devem "recomendar a vacina aos seus utentes, evidenciando os benefícios a nível individual e coletivo, e explicando que os mesmos são largamente superiores ao risco".
Além disso, "devem priorizar as perspetivas dos utentes, procurando esclarecer dúvidas e preocupações que possam ter".
A DGS sublinha que os decisores e influenciadores nas comunidades "desempenham também um papel relevante" na promoção da vacinação em todas as oportunidades, "podendo ajudar a reduzir as barreiras que possam impedir que algumas pessoas se vacinem".
Em contexto de pandemia, defende a autoridade de saúde, "ativar as competências da população para a literacia em saúde potencia o cumprimento das medidas de prevenção e controlo da Covid-19 e ajuda a garantir o sucesso da vacinação".
Assim, "o papel de todos, enquanto agentes da saúde pública, é reforçado ao relembrar que se a maioria das pessoas apoiar a vacinação, estarão a dar um sinal positivo a outras que podem estar mais relutantes", sublinha a DGS.
Pode consultar aqui o manual da DGS.
Portugal ultrapassou hoje um milhão de vacinados com a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19 e, em simultâneo, serão atingidas 500 mil segundas doses administradas, segundo fonte da 'task force' do plano de vacinação.
Leia Também: AO MINUTO: Portugal passa 1 milhão de vacinados. Fogo em hospital indiano