O Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi assinalado esta quarta-feira e a Direção-Geral da Saúde (DGS) recorreu às redes sociais para relembrar os portugueses acerca de como se pode perceber que alguém o está a sofrer, assim como dicas sobre como o prevenir. "Quando mais cedo for tratado, maior a probabilidade de não ficar com sequelas graves".
Os principais sinais de alerta a ter em conta resumem-se nos 3F's: Fala, Face e Força. Como todo o tempo conta numa destas situações, se suspeitar que alguém possa estar a sofrer um AVC peça-lhe, explica a DGS, para fazer o seguinte:
- "FACE: Peça à pessoa para sorrir. Um dos lados da cara está paralisado?;
- FORÇA: Peça à pessoa para levantar os braços. Um dos braços descai?
- FALA: Peça à pessoa para repetir uma frase simples. As palavras saem 'enroladas'? A pessoa consegue facilmente repetir a frase ou tem dificuldade em falar ou compreender?"
Se a pessoa tiver um destes sintomas, o tempo é "fundamental" e deve contactar de imediato o número de emergência nacional - 112. Faça com que esta "seja transportada imediatamente à urgência hospitalar", aponta a Autoridade para a Saúde.
Noutra publicação, a DGS faz recomendações sobre o que pode fazer para ajudar a prevenir o AVC. Assim:
- "Promova a prática de exercício diário;
- Divulgue a necessidade de deixar de fumar;
- Controle diabetes e colesterol;
- Controle o peso;
- Promova a medição regular e controlo da pressão arterial e não adicione sal aos alimentos."
Leia Também: INEM encaminhou quase 5 mil doentes através da Via Verde do AVC em 2020