PJ recupera em Lisboa documento peruano com mais de três séculos

Estado peruano procurava há muito este documento pertencente ao património cultural do país. Polícia Judiciária encontrou-o à venda na internet por um comerciante alfarrabista português.

Notícia

© Noticias ao minuto

Melissa Lopes
09/04/2021 10:16 ‧ 09/04/2021 por Melissa Lopes

País

PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, localizou e recuperou na capital um documento manuscrito que se encontrava desaparecido, datado da primeira metade do sec. XVII, que pertence ao património cultural do Peru.

De acordo com um comunicado da PJ, o manuscrito, que o Estado peruano procurava há muito,  acabou por vir a ser encontrado à venda num site específico na internet por um comerciante alfarrabista português, especializado em documentos antigos.

Segundo a PJ, a investigação apurou que o manuscrito terá sido adquirido pelo alfarrabista português a um antiquário de nacionalidade alemã, "o qual não explicou como o obteve".

Após a sua apreensão, e no âmbito da Convenção UNIDROIT - da qual Portugal e o Peru são parte - , o documento foi restituído a este estado andino através da sua embaixada em Portugal, faz saber ainda autoridade nacional.

Leia Também: Leira: Detida dupla que assaltou e agrediu "barbaramente" um homem

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas