A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Leiria identificou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Alcobaça, no dia 11 de abril.
Os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) das Caldas da Rainha detetaram a descarga ilegal durante uma ação de patrulhamento direcionada para a prevenção e deteção de alterações às características dos recursos hídricos.
A descarga era proveniente de uma exploração agropecuária e estava a escorrer livremente para o solo sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração, indica a autoridade em nota enviada às redações.
Durante as diligências, a GNR "constatou que a descarga posteriormente introduzia-se na linha de água, afluente do Rio Baça, através de um tubo de inox".
Na sequência desta ação, a GNR elaborou um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários diretamente para o solo e para a linha de água, punível com uma coima que pode ascender aos 144 mil euros, que foi remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P./Administração da Região Hidrográfica do Centro.
Descarga ilegal© Reprodução | GNR
Veja, na galeria acima, o vídeo em que a GNR mostra a descarga ilegal.
Leia Também: Mulher de 67 anos identificada por incêndio florestal em Vila Real