"O mundo vai recuperar deste flagelo, ainda que com muito sofrimento"
Ex-ministro da Saúde sublinha que, sendo certo que ainda estamos longe do fim, a pandemia tornar-se-á em endemia e que as vacinas serão cada vez mais eficazes e estarão disponíveis em maior quantidade.
© Global Imagens
País Pandemia
Adalberto Campos Fernandes, que ocupou a pasta da Saúde antes de Marta Temido, está otimista em relação ao "ponto de viragem" que representa a primavera na pandemia da Covid-19.
"Tal como referimos em setembro de 2020, a primavera seria o ponto de viragem. Ela aí está. O mundo conseguirá recuperar deste flagelo, ainda que com muito sofrimento", frisa o também especialista em Saúde Pública, através de uma publicação no Facebook, explicando que são assim mesmo as pandemias, "tal como regista a história milenar da Humanidade".
A diferença para o mundo atual, diz, "está no progresso do conhecimento científico e na capacidade de irmos cada vez mais longe no confronto com o desconhecido".
Sendo certo que "ainda estamos longe do fim", o ex-governante afirma que "a pandemia transformar-se-á em endemia". Por outro lado, "as vacinas serão cada vez mais eficazes e estarão disponíveis em maior quantidade tornando menos desigual o respetivo acesso".
Ao longo do último ano, "muitas lições foram aprendidas". Na ótica do ex-ministro, "talvez a mais importante esteja na confrontação com as desigualdades, face às quais persiste ainda uma perturbadora resignação".
Para o futuro, Adalberto Campos Fernandes espera que a transformação digital, tão referida no discurso político, traga também "a transformação do pensamento e que, de uma vez por todas, a saúde seja vista como um setor estratégico de transformação da sociedade e de dignificação da condição humana".
Leia Também: AO MINUTO: S. Miguel acelera vacinação; Metade dos britânicos imunizados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com