Esta quarta-feira marca o Dia Mundial da Higiene das Mãos e, como tal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recorre às redes sociais para voltar a frisar a importância deste gesto. "São segundos que salvam vidas", aponta, sublinhando que a lavagem destas não é fundamental apenas para combater a propagação da Covid-19.
"A higiene das mãos é importante para prevenir infeções, desde as infeções respiratórias, como a gripe, às infeções intestinais", escreve, acrescentando que, "no dia-a-dia, existem microrganismos nocivos que se colam à pele das mãos quando desempenhamos várias tarefas".
"Bastam 20 segundos para os retirarmos da pele" e estarmos mais seguros. Ainda se lembra como se lavam as mãos de forma correta? Recorde aqui.
E quando o deve fazer? A DGS também o ajuda nesta questão. Fique com a lista de algumas ocasiões em que é (completamente) obrigatório:
- "Antes das refeições e antes e depois de tocar nos alimentos;
- Depois de ir à casa de banho. Neste caso as mãos têm MESMO de ser lavadas com água e sabão e secas com toalhetes de papel ou toalha (em casa);
- Depois de brincar no jardim ou com os animais;
- Ao chegar a casa depois de vir da rua ou das compras;
- Depois de fazer limpezas;
- Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz;
- Antes e depois de mexer numa ferida;
- Antes e depois de contacto com uma pessoa doente;
- Depois de tratar do lixo".
O cumprimento das medidas de prevenção "diminuiu o consumo de antibióticos, tornando-os mais eficazes no tratamento de infeções graves", advogou ainda a Autoridade para a Saúde.
Leia Também: Usar lentes de contacto no duche aumenta até sete vezes risco de cegueira