A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 27 viaturas, no âmbito de duas operações policiais, levadas a cabo na tarde e noite da passada sexta-feira, 22 de novembro, e na madrugada de sábado, 23 de novembro, nas cidades de Coimbra e Figueira da Foz. Além disso, deteve duas pessoas, encerrou provisoriamente um estabelecimento de diversão noturna e aplicou 81 autos de contraordenação por diferentes tipos de infrações.
Em comunicado, esta segunda-feira, o Comando Distrital da PSP de Coimbra explicou que, na Figueira da Foz, a operação decorreu entre as 14h00 e as 18h30 e abrangeu policiamento de visibilidade em zonas de maior afluência de pessoas, tais como estação ferroviária/rodoviária e a rotunda de homenagem ao pescador.
Além disso, a fiscalização rodoviária decorreu em duas fases distintas, em alguns dos principais acessos/saídas/locais de passagem da cidade (rotunda dos Bombeiros Voluntários, rotunda Eng. Coelho Jordão e avenida Brasil).
"Foram fiscalizados cerca de 250 veículos (entre ligeiros, pesados e de duas rodas), tendo sido aplicados 51 autos de notícia por contraordenação, destacando-se 37 por incumprimento das regras relativas aos tacógrafos, e apreendidas três viaturas. Por condução sem habilitação legal, foram efetuadas duas detenções", informou a força de segurança.
Já em Coimbra, a operação decorreu entre as 22h00 de sexta-feira e as 03h30 de sábado e incidiu no controlo de indivíduos suspeitos no Polo II da Universidade de Coimbra, com a participação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), bem como na fiscalização, em conjunto com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), de estabelecimentos em vários pontos da cidade, na Pedrulha e em São Martinho do Bispo.
"No decorrer da atividade policial, foram fiscalizadas 176 viaturas, tendo sido apreendidas 24; identificados 64 indivíduos; e efetuados 28 autos de notícia por contraordenação relacionados com a falta de seguro, falta de inspeção e uso de telemóvel durante a condução, entre outras infrações", lê-se na mesma nota.
Ao nível da fiscalização de estabelecimentos de diversão noturna, "a polícia procedeu ao encerramento provisório de um estabelecimento da cidade, por não cumprir um conjunto de normas de segurança obrigatórias". Neste setor, "foram ainda aplicados dois autos de contraordenação".
A operações envolveram diversos meios e valências da PSP, nomeadamente, Investigação Criminal, Brigadas de Fiscalização de Trânsito, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reação Imediata, Grupo Operacional Cinotécnico, Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço e Núcleo de Segurança Privada.
Leia Também: 75 mil crimes de violência doméstica registados pela PSP em quatro anos