Após ter ficado pelas janelas e plataformas digitais em 2020, a Marcha de Orgulho LGBTI+ de Lisboa vai voltar a sair à rua este ano no próximo dia 19 de junho.
O anuncio foi feito pela comissão organizadora do evento que garante que, no entanto, as comemorações irão cumprir "todas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde", sendo obrigatório o uso de máscara, o respeito pelo distanciamento físico ou a higienização das mãos.
As celebrações começarão a partir das 18h00, marchando pela Avenida da Liberdade, desde a Praça do Marquês de Pombal até à Praça dos Restauradores.
"Depois de um ano marcado pelo aumento da precariedade e da discriminação de várias minorias, em que suspendemos algumas liberdades em prol da segurança, a Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa vem relembrar que a luta pelos direitos de todas as pessoas continua viva, desconfinada e com toda a força. Ocuparemos as ruas da cidade para que a nossa voz se faça ouvir uma vez mais, celebrando o que conquistámos e lutando pelo que há por conquistar", pode ler-se numa nota na divulgação do evento, nas redes sociais.
A Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa é constituída pela AMPLOS; APF Lisboa, Tejo e Sado; GAT - Grupo de Ativistas em Tratamento; GTP (Grupo Transexual Portugal); ILGA Portugal, Lóbula; Opus Diversidades, Panteras Rosa; PolyPortugal; Por Todas Nós, QueerIST; Queer Tropical; rede ex aequo e pela TransMissão.
Leia Também: Leis para pessoas LGBTI devem ser "alicerces" para intervenção contínua