Um "velejador solitário", de 64 anos e de nacionalidade checa, foi resgatado, esta madrugada, quando navegava à deriva numa balsa salva-vidas pertencente ao navio 'Rogui II', um veleiro da República Checa que se dirigia das Caraíbas para a Europa, quando se encontrava ao largo do Porto Santo, na Madeira.
O salvamento do indivíduo foi coordenado entre o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) em articulação com o MRSC Funchal.
Em comunicado, a Marinha Portuguesa explicou que, "após receber um sinal satélite COSPAS SARSAT emitido por uma boia de posicionamento de emergência (EPIRB), que lança um sinal de emergência quando em contacto com a água, cerca das 17h30 de segunda-feira, a 150 milhas náuticas, o equivalente a mais de 277 km, a Noroeste de Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira", o MRCC Lisboa "empenhou um navio mercante e um navio de pesca que se encontravam na área e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa (FAP), um C295, por forma a confirmar o contacto recebido".
Tal viria a acontecer cerca das 21h00, através da aeronave da FAP que "identificou a balsa salva-vidas com uma pessoa a bordo". Depois, o navio mercante 'LNG Port-Harcourt II', das ilhas Bermudas, resgatou o homem, pelas "1h45 desta terça-feira".
[Resgate de um velejador ao largo do Porto Santo]© Reprodução / Marinha Portuguesa
Posteriormente, pelas 4h da madrugada, o velejador foi levado para o navio 'Mondego', da Marinha Portuguesa, que seguia para o Funchal. A chegada estava prevista para o início desta tarde.
Nesta operação de salvaguarda da vida humana no mar estiveram empenhados o "NRP Mondego, C295 da Força Aérea Portuguesa, um navio mercante e um navio de pesca", termina a Marinha Portuguesa.
Leia Também: Governo alarga medidas de proteção e conservação de espécies marinhas