A ASAE realizou, esta semana, na região Centro, um conjunto de ações de fiscalização direcionadas a centros de classificação e embalamento de ovos, durante as quais apreendeu 1.320.160 ovos que não estavam devidamente registados.
Num comunicado enviado às redações, a autoridade adianta que a mercadoria apreendida foi avaliada no valor de 64 mil euros.
Como resultado das ações foi assim instaurado “um processo-crime por falsificação de documentos na oposição indevida de marca de identificação atribuída a outro estabelecimento” e “dois processos contraordenacionais por falta de aprovação de estabelecimento para a atividade de entrepostagem, por colocação no mercado de ovos sem marca de identificação e por falta de indicações obrigatórias nas embalagens de transporte de ovos, tais como a data de expedição e quantidade, a falta de registos diários de modo de criação e as quantidades de ovos classificados e não classificados”.
A ASAE determinou ainda a suspensão de uma das empresas.
Os mais de 1,3 milhões de ovos apreendidos não estavam devidamente registados.© ASAELeia Também: Intoxicação de crianças. ASAE recolhe alimentos e instaura processo-crime