Mais de 20% dos portugueses já têm o esquema vacinal completo, anunciou, esta quarta-feira, o Ministério da Saúde em nota enviada às redações.
"Neste momento, quase 5,7 milhões de vacinas foram administradas, tendo permitido inocular com pelo menos uma dose de vacina quase 3,8 milhões de pessoas, das quais mais de 2 milhões têm já o esquema vacinal completo", refere o gabinete de Marta Temido.
No que às faixas etárias de maior risco associado à Covid-19 diz respeito, a tutela revela que "77% dos maiores de 50 anos têm pelo menos uma dose de vacina e 39% têm o esquema vacinal completo".
O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, salienta a importância do processo de vacinação, frisando que o objetivo do Governo era "vacinar o maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo, no caminho para uma maior proteção coletiva".
Estas são boas notícias para todos
Com efeito, "nesta altura em que quase 40% da população portuguesa já tem pelo menos algum nível de proteção e que 20% está já vacinada, estas são boas notícias para todos, uma vez que cada pessoa que é vacinada não se está a proteger apenas a si, mas também aos outros".
Porém, "ainda é demasiado cedo para pensarmos que esta pandemia acabou", sublinha o governante, enfatizando que este marco simbólico "vem dar-nos uma força redobrada para podermos prosseguir os nossos esforços no sentido de proteção de toda a população".
A confirmar-se o calendário de receção de vacinas que Portugal tem previsto, até ao final de junho o país deverá receber cerca de 4,5 milhões de vacinas.
Recorde-se que, até ontem, de acordo com os dados do relatório semanal sobre o processo de vacinação contra a Covid-19, tinha sido inoculada 19% da população portuguesa.
Nota à Comunicação Social
— Saúde PT (@saude_pt) June 2, 2021
Quase 5,7 milhões de vacinas foram administradas, tendo permitido inocular com pelo menos uma dose de vacina quase 3,8 milhões de pessoas, das quais mais de 2 milhões têm já o esquema vacinal completo. https://t.co/Gv7gzaAp4c
Leia Também: AO MINUTO: Espanha supera 80 mil mortes. Costa apela a uso de máscara