Constança Braddell, que sofre de fibrose quística desde os dois anos, foi internada numa unidade de cuidados intensivos e está em "estado muito grave" depois de ter sofrido uma "sucessão de complicações do ponto de vista clínico", anunciou a família nas redes sociais.
Numa nota publicada na página de Instagram da jovem, os familiares adiantam que o prognóstico é "muito incerto e extremamente reservado".
"O que está a acontecer com a Constança é inesperado e nunca antes ocorrido no seu panorama clínico", pode ler-se.
A publicação acrescenta que a equipa médica está a "averiguar quais as melhores opções", mas sublinha que até para os médicos a situação carece ainda de "respostas absolutas e fidedignas".
"Apenas conseguimos adiantar que a situação é de extrema gravidade", diz ainda a nota.
Ver essa foto no Instagram
A história de Constança Braddell tornou-se conhecida no mês de março, depois de a jovem ter partilhado no Instagram um pedido de ajuda desesperado e que deu origem a uma petição que já foi entregue na Assembleia da República.
Depois do caso se ter tornado mediático, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte decidiu submeter ao Infarmed cinco pedidos de Autorizações de Utilização Excecional (AUE) de um tratamento inovador para doentes com fibrose quística, o Kaftrio.
Ao decidir submeter os pedidos de utilização do medicamento inovador, Constança e os outros quatro doentes que sofrem de fibrose quística receberam uma nova dose de esperança.
O tratamento em causa, o Kaftrio, não está disponível em Portugal e não pode ser administrado no nosso país sem autorização do Infarmed.
Leia Também: A ser tratada com o Kaftrio, Constança está a "recuperar"