Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 de sexta-feira e as 15:00 de sábado devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA já tinha adiantado que nos próximos dias iriam ser emitidos avisos amarelos de tempo quente em alguns distritos a sul da Serra da Estrela.
Segundo o instituto, a partir de hoje prevê-se a "intensificação de um anticiclone a oeste do território do continente, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e a formação de um vale desde o norte de África até ao interior da Península Ibérica".
O IPMA explica que esta situação sinóptica origina o transporte de uma massa de ar tropical seco, proveniente do interior da Península Ibérica.
Por isso, a partir de hoje e até sábado prevê-se uma subida gradual dos valores da temperatura, em especial da máxima.
Os valores da temperatura máxima, que têm estado sucessivamente abaixo da média para a época do ano (exceto no Algarve), vão subir gradualmente para valores acima da média na generalidade do território.
No sábado, os valores da temperatura máxima deverão variar aproximadamente entre 33 e 38 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental, onde deverão ser inferiores e variar entre os 24 e 30 graus, e em alguns locais do interior do Alentejo e vale do Tejo, onde se poderão atingir valores da ordem de 40 graus.
De acordo com o IPMA, este episódio será temporário, uma vez que no domingo e na segunda-feira com a entrada de ar marítimo vai ocorrer uma descida gradual da temperatura máxima, a estender-se do litoral para o interior.
"Refira-se ainda que as noites serão frescas na maioria do território, embora em alguns locais do interior Centro e Sul, em particular nas terras altas e no Algarve, se prevejam noites tropicais", é referido na nota.
O IPMA indica ainda que na faixa costeira ocidental o vento irá soprar de nor-noroeste, mais intenso a partir da tarde.
Leia Também: Incêndios: Cinco concelhos do distrito de Faro em risco máximo