Irmã lembra Constança Braddell como "a cara da coragem" e "da luta"

A jovem que sofria de fibrose quística morreu, este domingo, devido a complicações provocadas pela doença.

Notícia

© Instagram

Notícias ao Minuto
12/07/2021 11:35 ‧ 12/07/2021 por Notícias ao Minuto

País

Constança Braddell

Constança Braddell, a jovem de 24 anos que sofria de fibrose quística, morreu ontem, após ter sido internada, recentemente, numa unidade de cuidados intensivos, em "estado muito grave" devido a complicações relacionadas com a doença. 

Numa mensagem partilhada nas redes sociais esta segunda-feira, a irmã da jovem, Vera Salvador Marques, recorda a "coragem" e "persistência" de Constança.

"Esta é a cara da coragem, da luta e da persistência. E eu sou a irmã que nunca aceitou que ela fosse apenas uma irmã, a Constança é e será sempre a luz da minha vida", começou por afirmar numa publicação no Instagram, na qual partilhou também uma fotografia da irmã. 

De acordo com Vera, "a Constança adorava viver e nunca abdicou das suas convicções, de semblante rebelde e delicado ao mesmo tempo" e tinha uma gratidão "imensurável" por todos os que "acreditaram até ao fim" em si. 

"A nós, família, só nos resta a constatação de que hoje o nosso puzzle ficou incompleto para sempre. (...) Constança Braddell Salvador Marques, não estás mais neste plano terrestre mas vives em mim e em nós, thank you my dearest princess", afirmou ainda a irmã na publicação. 

Importa sublinhar que a história de Constança Braddell tornou-se conhecida em março deste ano, depois de a jovem ter partilhado no Instagram um pedido de ajuda desesperado que deu origem a uma petição que chegou à Assembleia da República.

Depois do seu caso se ter tornado mediático, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte decidiu submeter ao Infarmed cinco pedidos de Autorizações de Utilização Excecional (AUE) de um tratamento inovador para doentes com fibrose quística, o Kaftrio.

Com este pedido, a jovem e os outros quatro doentes que sofrem de fibrose quística receberam uma nova dose de esperança. O tratamento em causa, o Kaftrio, não está disponível em Portugal e não pode ser administrado no nosso país sem autorização do Infarmed.

Contudo, recentemente, o estado de saúde de Constança Braddell agravou-se e a jovem acabou por morrer depois de ter sofrido uma "sucessão de complicações do ponto de vista clínico".

Leia Também: Morreu Constança Braddell, a jovem que sofria de fibrose quística

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas