Foi, esta sexta-feira, disponibilizada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) a nova lista atualizada das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes rápidos de antigénio (TRAg) comparticipados. De recordar que estes testes - com resultado negativo - são necessários em todo o país para aceder a hotéis e alojamentos turísticos. A outra opção é apresentar o certificado digital que prove que tem a vacinação completa.
Contudo, no caso de 116 concelhos de risco elevado e muito elevado da Covid-19, necessitará de um teste negativo para frequentar o interior de um restaurante às sextas-feiras à noite, sábados, domingos e feriados.
À data, indica o INSA, os TRAg de uso profissional comparticipados "podem ser realizados em 406 farmácias e 104 laboratórios aderentes", numa "lista dinâmica", que se "encontra em expansão à medida que mais estabelecimentos mostram disponibilidade para esta prestação, para a qual é requisito a inscrição na Entidade Reguladora da Saúde".
A lista completa dos estabelecimentos pode ser consultada aqui e nela pode encontrar o nome da farmácia ou laboratório, assim como o número do respetivo alvará, a morada, localidade, concelho e distrito.
De recordar que Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 16 mortes (um aumento de 0,09%) e 3.794 novos casos relacionados (uma variação de 0,40%) com o novo coronavírus. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 17.264 vítimas mortais e 947.038 contágios. A incidência do novo coronavírus voltou a subir, enquanto o Rt desceu.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 23 de julho. Mais informações em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/6r1bpAPkoi
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) July 23, 2021
Leia Também: AO MINUTO: Internados e Rt descem; 'Luz verde' a vacina Moderna em jovens