Com todos os enfermeiros inoculados, Ana Rita Cavaco será hoje vacinada

Bastonária prometeu, por diversas vezes, que só seria vacinada depois de todos os enfermeiros já o terem sido.

Notícia

© Global Imagens

Andrea Pinto
03/08/2021 09:34 ‧ 03/08/2021 por Andrea Pinto

País

Covid-19

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, vai ser hoje vacinada contra a Covid-19.

Recorde-se que após ter-se indignado contra todos aqueles que foram vacinados de forma imprópria, a bastonária referiu por diversas vezes que só seria inoculada depois de todos os enfermeiros já terem sido vacinados.

"Serei a última enfermeira a ser vacinada", escreveu Ana Rita Cavaco, em maio, nas redes sociais.

Posto isto, e conforme confirma a própria ao Notícias ao Minuto, a sua inoculação ocorre já depois de todos os enfermeiros terem sido vacinados com, pelo menos, uma dose da vacina.

Segundo Ana Rita Cavaco, a única "exceção" prende-se com os profissionais que terão sido infetados pela doença nos últimos seis meses e que, portanto, não podem ser ainda vacinados. 

"Todos aqueles que tinham as condições para ser vacinados e não foram por motivos vários e notificaram a OE [Ordem dos Enfermeiros] de que não estavam a conseguir [ser vacinados] já foram, pelo menos com uma dose. Portanto, resolvidos estes que não tinham vacina por motivos alheios aos próprios, farei eu hoje a minha primeira dose", afirmou Ana Rita Cavaco em declarações ao Notícias ao Minuto.

Questionada sobre a existência de enfermeiros que se tenham negado a ser vacinados, Ana Rita Cavaco refere que a Ordem não possui dados relativos a essa situação. Recorde-se porém, que na semana passada, e sobre a possibilidade de tornar a vacinação obrigatória para os profissionais de saúde, tal como irá acontecer em França, a bastonária salientou que "por princípio, as obrigatoriedades nunca são boas".

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros defendeu que "o melhor caminho é sempre o da informação e o da sensibilização, para as pessoas se sentirem seguras, porque as vacinas são seguras". Disse, ainda, não concordar que essa obrigatoriedade se aplicasse aos profissionais de saúde, dado que existem pessoas mais expostas e mais frágeis, como é o caso dos mais idosos. 

Leia Também: AO MINUTO: Maiores de 16 podem agendar vacina; DGS veio "lançar confusão"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas