Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 22º

Cerca de 250 bombeiros e 12 meios aéreos combatem fogo em Odemira

Chamas estão a lavrar na freguesia de Sabóia.

Cerca de 250 bombeiros e 12 meios aéreos combatem fogo em Odemira
Notícias ao Minuto

15:26 - 18/08/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Incêndios

Cerca de 250 bombeiros e 12 meios aéreos combatem, na tarde desta quarta-feira, um incêndio em mato e povoamento florestal que lavra na freguesia de Sabóia, em Odemira.

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o alerta para o fogo foi dado pelas 13h14.

No local estão, neste momento, 250 elementos de vários corporações de bombeiros, 73 veículos e 12 meios aéreos a combater as chamas.

"O incêndio, que tem duas frentes ativas, continua por dominar e está a consumir mato e povoamento florestal misto, nomeadamente eucaliptos, pinheiros e sobreiros", disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Os 249 operacionais que se encontram agora no terreno estão "a fazer o combate direto ao incêndio, com meios terrestres e aéreos", mas também "continuam em proteção às habitações dispersas" existentes na zona.

"Não temos informações de casas ardidas", mas sim de que "os bombeiros estão a fazer a defesa das habitações que se encontram na linha de progressão do incêndio, que também combatem diretamente", frisou a fonte da ANEPC.

Os operacionais encontram-se "a atacar a cabeça e os flancos do incêndio", acrescentou.

A operação de combate envolve meios dos bombeiros e da Força Especial de Proteção Civil, assim como a AFOCELCA, GNR e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

[Notícia atualizada às 17h03]

Leia Também: Incêndios existirão com cada vez “maior frequência e maior intensidade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório