Cerca de 118 mil jovens entre os 12 e os 15 anos foram vacinados contra a Covid-19 até às 17h deste sábado, segundo dados provisórios da Task Force da vacinação em Portugal.
Desta forma, o número de vacinas inoculadas ultrapassou, em apenas um dia, as que tinham sido agendadas (110 mil) para todo o fim de semana.
A este ritmo espera-se que até ao final do dia sejam vacinados mais de 120 mil jovens.
A vacinação contra a Covid-19 de crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos começou hoje, no primeiro de dois fins de semana dedicados a esta faixa etária.
Para este primeiro fim de semana estavam agendadas cerca de 110 mil pessoas, mas além dos que fizeram o pedido de autoagendamento, e os que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a Task Force que coordena o programa de vacinação decidiu abrir também a modalidade 'Casa aberta', à semelhança do que aconteceu no fim de semana anterior com os jovens de 16 e 17 anos.
As datas para a toma da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.
A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.
De acordo com o calendário definido pela Task Force, o objetivo é concluir o processo de vacinação dos jovens até 19 de setembro, perto do início do ano letivo. É nesse fim de semana que serão administradas as segundas doses do próximo 'turno'.
A recomendação da Direção Geral de Saúde para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida em 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a Covid-19.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou-se em Portugal em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca). Na quinta-feira, o país atingiu os 70% de população com a vacinação completa contra a Covid-19.
Leia Também: AO MINUTO: Festas na praia interrompidas; Gouveia e Melo aplaudido