Depois do reforço de vagas do Concurso Nacional de Acesso 2021 (que aumentou mais 3.080 vagas face ao valor divulgado inicialmente em julho de 2021), mais 240 estudantes apresentaram a sua candidatura a este concurso, fixando o número final em 64.209 candidaturas, indicou, esta sexta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Numa nota enviada às redações, o Governo faz ainda o balanço das alterações e implicações que o reforço de vagas tiveram nos alunos que já tinham concorrido na primeira fase mas também nos que ainda não o tinham feito.
"A todos os candidatos que submeteram a sua candidatura no prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público foi permitida a atualização das suas opções de candidatura entre 7 e 9 de setembro, bem como a apresentação de candidatura aos interessados que não haviam feito. Na sequência desse processo, foram apresentadas 240 novas candidaturas e alteradas 4.043 candidaturas", refere a nota.
Detalhadamente, dessas 64.209 candidaturas, 60.343 referem-se ao contingente geral, 1.113 ao contingente pelos Açores e 1.719 pela Madeira. Há ainda 628 candidatos pelo contingente de emigrantes, lusodescendentes e familiares que com eles residam; 44 dizem respeito a candidatos militares e ainda 362 pelo contingente de candidatos com deficiência.
Para o Governo, a tendência de aumento de candidatos ao ensino superior público demonstra "uma confiança crescente dos jovens e das suas famílias na formação superior, nas instituições e nas vantagens decorrentes da qualificação superior", o que, frisa o ministério tutelado por Manuel Heitor, "assume particular relevância no contexto do processo em curso de recuperação económica e social na sequência da crise internacional associada à pandemia".
Os resultados da colocação dos estudantes decorrente desta primeira fase do concurso nacional de acesso são divulgados na segunda-feira, 27de setembro, no site da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt), podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS1e Android2.
Leia Também: Universidades com mais 3.080 vagas para a primeira fase de acesso