Covid-19: Terceira dose vai ser dada em centros de vacinação e de saúde
Lacerda Sales revelou que vão ser mantidos abertos 339 postos de vacinação contra a Covid-19, onde serão administradas também as doses de reforço.
© Fabio Teixeira/NurPhoto via Getty Images
País Pandemia
O secretário de Estado e Adjunto da Saúde adiantou, esta quarta-feira, que a terceira dose da vacina contra o coronavírus vai ser administrada seguindo um modelo misto: em centros de vacinação e em centros de saúde.
Aos jornalistas, Lacerda Sales disse que vão ser mantidos em funcionamento cerca de 339 postos de vacinação. Tratar-se-ão de postos "tipo B", de menor dimensão, onde eram vacinadas 200 a 300 pessoas por dia, e que devem bastar para a operação em causa.
Quanto ao atraso da norma sobre a dose de reforço, o governantes adiantou que as autoridades estão a "afinar" o mecanismo, explicando que há "sempre ajustes técnicos a fazer".
"O que é importante perceber é que a EMA diz que a dose de reforço é benéfica, eficaz e segura", realçou. Nesse sentido, o secretário de Estado apelou à faixa elegível (acima de 65 anos) que adira a esta terceira dose porque há "efetivamente segurança e efetividade".
"É evidente que há sempre alguns ajustes técnicos a ser feitos, e é isso que a DGS está a fazer", de modo a ter "uma norma bem ponderada e consolidada", esclareceu ainda, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP.
De recordar que o secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou na segunda-feira que as pessoas com mais de 65 anos, no continente português, começariam a ser vacinadas com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 a partir de 11 de outubro.
"Iniciaremos pelas faixas mais vulneráveis, nomeadamente pelas estruturas residenciais para idosos, pela faixa acima dos 80 anos e depois iremos de uma forma decrescente até à faixa igual ou superior aos 65 anos, como foi feito quando foi a primeira fase de vacinação Covid", disse aos jornalistas.
De acordo com os dados mais recentes divulgados pela DGS, a região Norte do continente é a que alcançou até agora a maior quantidade da população totalmente vacinada contra a Covid-19, 87%, sendo o Algarve a única região que está abaixo dos 80%. Sobre o "ligeiro atraso" nesta região, Lacerda Sales mostrou-se hoje confiante no "esforço" de encontrar as pessoas em falta "porta à porta", lembrando, contudo, que há muitos residentes no Algarve que se encontram fora do país.
Leia Também: AO MINUTO: AR mantém máscara; Dose de reforço avança nos Açores este mês
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com