"A abordagem One Health - Uma Saúde reconhece a ligação entre pessoas, animais, plantas e o ambiente", salienta hoje o instituto da Universidade do Porto, em comunicado, acrescentando que o objetivo da mesma é "dar uma resposta científica e técnica que possibilite prevenir, detetar, conter, eliminar e responder a ameaças para a saúde pública".
O ICBAS revela que o evento "único e transdisciplinar", intitulado '1st Porto One Health Day', pretende "discutir a urgência de integrar o conceito One Health -- Uma Saúde no nosso sistema".
"O aumento exponencial da população humana, a crescente urbanização, as alterações climáticas e um maior contacto entre animais domésticos e selvagens, entre outros fatores, favoreceu o aparecimento de doenças infecciosas e de problemas ambientais graves. Exemplo disso é o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19 nos seres humanos, bem como uma série de doenças com origem nos animais, transmissíveis aos humanos", observa o ICBAS.
Defendendo ser "urgente promover e reforçar" a colaboração entre peritos e organizações de diferentes áreas do conhecimento, o ICBAS vai juntar especialistas de diferentes instituições de ensino e investigação do Porto, nomeadamente do CIIMAR, CIBIO-InBIO, CECA, CI-IPOP, FCUP, ISPUP, i3S, REQUIMTE e UMIB.
Ao longo de todo o dia, as palestras do evento vão "mostrar resultados, iniciativas e propostas de ação" relacionadas com este conceito, sendo que as mesmas vão decorrer no ICBAS, mas também noutras das instituições envolvidas.
Citado no comunicado, o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, salienta que o instituto adotou o conceito 'One Health -- Uma Saúde' por estar consciente "das crescentes ameaças à saúde humana, animal e ambiental e da urgência de uma abordagem cada vez mais integrada".
"A missão do ICBAS é formar estudantes com uma perspetiva integrada dos setores humano, animal e ambiental, e também promover a investigação interdisciplinar e sinérgica, dentro do ICBAS e em colaboração com outras entidades nacionais e internacionais", refere, acrescentando que este conceito é "a única forma de fazer frente aos atuais desafios da saúde, tão complexos como globais".
O encerramento do evento, que é gratuito, mas tem inscrição obrigatória, vai contar com a presença da cofundadora da One Health Iniciative, a médica e investigadora americana Laura H. Kahn.
O evento, reconhecido internacionalmente e publicado no 'site' do One Health Day, será também transmitido na plataforma Zoom.
Leia Também: "Politização da saúde pública" foi "um erro"