GNR resgata gaio em cativeiro no concelho de Palmela

Ave foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Notícia

© GNR

Notícias ao Minuto
02/11/2021 16:53 ‧ 02/11/2021 por Notícias ao Minuto

País

GNR

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Palmela, no dia 31 de outubro, resgatou um gaio [Garrulus glandarius], na localidade de Lagameças, no concelho de Palmela.

Em comunicado, a GNR conta que, no decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do NPA detetaram a ave,  "aprisionada numa gaiola", num terreno adjacente a uma residência.

No decorrer da ação, a autoridade apurou que se tratava de uma espécie cinegética e que esta estava em cativeiro sem o respetivo alvará de detenção de espécies cinegéticas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

A ave foi então resgatada, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, por detenção de uma espécie cinegética em cativeiro sem a devida licença. No seguimento da ação, faz saber a GNR, o animal foi entregue ao ICNF.

A GNR aproveita para relembrar que a reprodução, criação e detenção de espécies cinegéticas em cativeiro só é permitida se for autorizada para fins de repovoamento, utilização em campos de treino, produção de reprodutores, consumo alimentar, produção de peles ou fins científicos, didáticos, recreativos e de coleção.

Leia Também: #NãoSouDeFerro. GNR lança campanha de segurança rodoviária

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas