Covid-19: Açores com vacinação em casa aberta na ilha Terceira
Os Açores têm a modalidade casa aberta para administração da dose de reforço da covid-19 na ilha Terceira para quem recebeu a segunda dose há mais de seis meses, revelou hoje o secretário regional da Saúde.
© JOSEPH PREZIOSO/AFP via Getty Images
País Pandemia
Em São Miguel, a Unidade de Saúde de ilha está à procura de um espaço para permitir a modalidade casa aberta (vacinação a partir do autoagendamento ou sem marcação) para "idosos, maiores de 65 anos", acrescentou Clélio Meneses.
O governante, que falava aos jornalistas na Madalena, na ilha do Pico, onde o Governo realiza até terça-feira uma visita estatutária, revelou que, no arquipélago, "já receberam a terceira dose da vacina contra a covid-19 mais de 3.300 pessoas".
"Estamos a desenvolver trabalho no sentido de chegar ao fim do ano e à época mais crítica com a população mais protegida", observou.
Na ilha Terceira, disse, "já é possível a modalidade casa aberta para quem tenha tido a segunda dose há mais de seis meses".
A iniciativa decorre, "até ao fim do mês, no pavilhão de vacinação" e, depois disso, nos centros de saúde da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.
Na ilha de São Miguel, perante a indisponibilidade do Pavilhão das Portas do Mar, onde decorreu a vacinação durante o verão, tenta encontrar-se um novo espaço "que permita a Casa Aberta para idosos com mais de 65 anos", acrescentou Clélio Meneses.
No continente, as pessoas com 75 ou mais anos começaram, a partir de sexta-feira, a poder efetuar o autoagendamento para receberem a dose de reforço contra a covid-19 e a vacina contra a gripe, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
"O autoagendamento das pessoas com mais de 70 anos vai decorrer a partir de segunda-feira, tendo sido possível antecipar ainda para hoje o agendamento acima dos 75 anos", avançou o departamento liderado por Graça Freitas, adiantando que essas marcações podem ser feitas no portal covid-19 na internet.
Também a partir da próxima segunda-feira, as pessoas com 80 ou mais anos poderão deslocar-se a um centro de vacinação em regime de casa aberta, mas devem antes consultar os horários dos centros da sua residência e procurar, sempre que possível, os períodos da tarde, que têm geralmente menos afluência, refere ainda a DGS em comunicado.
Segundo os dados divulgados na sexta-feira, 86% da população já tem a vacinação completa contra a covid-19, enquanto 315 mil pessoas já receberam a terceira dose ou a dose adicional contra a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2.
Em relação à gripe, já foram administradas 740 mil vacinas e 193 foram dadas em coadministração com a vacina da covid-19.
Quanto aos Açores, de acordo com o boletim de hoje da Autoridade de Saúde Regional, até sexta-feira foram vacinadas nos Açores 174.532 pessoas com a primeira dose (73,7%) e 197.297 com a vacinação completa (83,4%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.
As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.
A covid-19 provocou pelo menos 5.028.536 mortes em todo o mundo, entre mais de 248,54 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.193 pessoas e foram contabilizados 1.095.337 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Leia Também: AO MINUTO: EUA apelam à vacinação de crianças; UE negoceia medicamentos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com