Covid-19: Sucesso da vacinação em Portugal volta a ser destacado lá fora
A reportagem da CBS News abordou a adesão em massa dos portugueses às vacinas e o trabalho realizado pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
© Getty Imagens
País Coronavírus
Numa altura em que a Europa está a ser atingida por uma nova vaga do coronavírus, que está a afetar de uma forma mais nefasta países com uma baixa taxa de vacinação, Portugal foi novamente destacado pela imprensa estrangeira pelo sucesso da vacinação contra a Covid-19.
Desta vez foi a CBS News, uma estação televisiva norte-americana, que fez uma reportagem em Portugal e que se centrou na elevada adesão dos portugueses ao programa de vacinação, que se traduz em 86% da população com o esquema de vacinação completo.
A reportagem da CBS News falou com o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, considerado por muitos como o principal responsável pelo êxito português. Gouveia e Melo explicou que usava sempre o seu uniforme porque “era uma fase de guerra”, e que nesta guerra não havia neutralidade.
“Há apenas dois lados. Estão no lado do vírus, a ajudar o vírus, porque não querem ser vacinados? Ou estão do lado da comunidade, de toda a gente?”, observou Gouveia e Melo.
A CBS também falou com Maria Manuel Mota, a diretora do Instituto de Medicina Molecular, que frisou que apenas uma pequena percentagem da população em Portugal é contra o uso de máscara de proteção. Algo que a história do país pode ajudar a explicar.
“Nós sabemos que a liberdade é outra coisa. Vivemos numa ditadura até 1974. Por isso, sabemos que retirar a ‘liberdade’ é outra coisa”, referiu, acrescentando que celebrar a elevada taxa de vacinação em Portugal pode ser prematuro.
“Penso que o nosso sucesso não significa nada se não for sucesso para todos”, frisando que a “pandemia lembrou-nos várias vezes que vivemos num mundo global”.
Leia Também: AO MINUTO: Fogo mata 3 doentes na Bulgária; Crianças vacinadas em Israel
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com