Apesar de frios, os últimos dias têm sido marcados por céu limpo e sol radioso. Esse cenário, contudo, tem os dias contados, sobretudo a Sul.
Para amanhã, sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade, em especial na região Sul, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros a partir do fim da tarde no Baixo Alentejo e Algarve.
A previsão do IPMA não "descarta a ocorrência de descargas elétricas durante a tarde".
Quanto ao vento, este soprará fraco a moderado (até 30 km/h) de leste, sendo moderado a forte (30 a 45 km/h) no Algarve e nas terras altas, com rajadas até 65 km/h e até 80 km/h, respetivamente.
Além disso, os meteorologistas assinalam a formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro, o acentuado arrefecimento noturno e ainda uma pequena subida de temperatura, em especial da mínima.
Para sábado, prevê-se no território continental períodos de céu muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros na região Sul, podendo estender-se à região Centro a partir do fim da tarde, um cenário que se deve repetir no domingo.
Mantendo-se a possibilidade formação de geada no interior Norte e Centro e o acentuado arrefecimento noturno, o IPMA antevê para sábado uma pequena subida da temperatura mínima na região Centro, assim como uma pequena descida da temperatura máxima na região Sul.
O IPMA coloca a região do Algarve sob aviso amarelo a partir das 18h00 desta quinta-feira devido à agitação marítima, um aviso que vigora até às 00h00 do dia 20, sábado.
Para amanhã, os meteorologistas preveem temperaturas mínimas a oscilar entre o 1ºC na Guarda, 2 ºC em Bragança, 9ºC no Porto, 11ºC em Lisboa e 14ºC em Faro. As máximas devem variar entre os 11ºC na Guarda - o distrito mais frio -, os 19ºC no Porto e em Lisboa, os 20ºC em Faro e 22ºC em Setúbal.
Leia Também: Semana arranca com descida da temperatura e arrefecimento noturno